Livro que mostra importância de movimentos sociais nas políticas públicas é lançado no Cebrap

O INCT Participa, o NDAC/Cebrap e o NUPAD/UFES promoveram na última sexta-feira, 31 de outubro, no auditório do Cebrap, em São Paulo, o seminário de lançamento da coletânea "Consequências de Movimentos Sociais nas políticas públicas no Brasil: diversidade teórica e de casos" (Edufes, 2025).

A obra é organizada pelas pesquisadoras Euzeneia Carlos (NUPAD), Monika Dowbor (NDAC) e Maria do Carmo Albuquerque (NDAC), todas vinculadas ao INCT Participa.

O evento de lançamento contou com duas mesas. Na primeira, “Movimentos sociais e sistema de justiça na política pública para criança e adolescente”, estiveram presentes Maria do Carmo Albuquerque, Maria Cristina Vicentin (USP/NEU), Flávio Frasseto (Defensoria Pública/SP), Daltin Assis (Analista de Políticas Sociais) e Sueli Santiago (CEDECA Sapopemba).

A mesa trouxe relatos de autores de artigos e militantes da política de criança e adolescente, que acompanharam o processo de transformação da Febem em Fundação Casa. “Foram relatos biográficos, emocionados, das relações entre movimentos, jovens e adolescentes, mães e Estado. Foi muito bonito. É importante ressaltar a presença da sociedade civil, de militantes, ativistas e movimentos sociais falando sobre essa experiência, que faz parte de um dos capítulos do livro”, afirmou Monika Dowbor, uma das organizadoras da obra.

A segunda mesa foi sobre o livro em si, composta por Monika Dowbor, Euzeneia Carlos, Sandra Gomes (UFRN) e Renata Bichir (EACH-USP), que apresentaram o livro e discutiram suas contribuições para o debate sobre as consequências dos movimentos sociais nas políticas públicas.

“Nessa mesa, foi possível enxergar os avanços do campo para analisar como os movimentos influenciam o Estado e contribuem para reduzir desigualdades. O livro tem essa beleza: de um lado, a diversidade de casos — agrário, ciclista, saúde, direitos de adolescentes, direitos humanos — e, de outro, a diversidade de abordagens teóricas, mostrando a importância da atuação dos movimentos sociais brasileiros para moldar políticas e disputar projetos políticos e de sociedade”, destacou Monika.

Leia o livro em PDF na íntegra aqui.

 WhatsApp_Image_2025-11-03_at_11.11.13.jpegEuzeneia Carlos (NUPAD), Monika Dowbor (NDAC) e Maria do Carmo Albuquerque (NDAC) lançam livro no Cebrap

NEWSLETTER

LOGO INCT PARTICIPA

Contatos

Endereço: FFLCH USP - Rua do Lago, 717 Butantã, São Paulo - SP, 05508-080

E-mail: inctparticipa@gmail.com

FINANCIAMENTO

Image
Image

SUPORTE INSTITUCIONAL

Image
Image