O Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP), criado em 2013, integra pesquisadores dedicados a estudos sobre a participação política em suas diversas modalidades – associativismo, protestos, movimentos sociais, canais institucionais extraparlamentares, eleitorais –, e sua relação com as políticas públicas e o aprofundamento da democracia. Foi concebido como um instância para articular e fomentar a interlocução nacional entre pesquisados e redes de pesquisa dedicada a esses temas de modo a fomentar a nacionalização de um campo. Os eventos acadêmicos de catálogo consolidados tinham um foco disciplinar, e não temático, limitando a capacidade de ensejar essa articulação no seu seio. Atualmente, mantém como objetivos incluir no debate de ponta um conjunto amplo de pesquisadores e centros de pesquisa do país, fortalecer o campo interdisciplinar de pesquisas relacionadas à participação, agregando estudiosos nacionais e internacionais reconhecidos nos debates teóricos e metodológicos da área, e proporcionar um espaço de diálogo entre pesquisadores, membros da sociedade civil e agentes governamentais, de acordo com os objetivos e metas do INCT Participa.
O PDPP possui periodicidade bianual, é realizado em diferentes regiões do país e tem proporcionado continuidade aos esforços acadêmicos voltados à consolidação do campo de estudos sobre a participação política.
A rede de pesquisadores que idealizou e impulsionou o PDPP ao longo dos anos integra também os núcleos proponentes que desenvolveram o projeto do INCT Participa. Parte dos compromissos institucionais do INCT encontram condições propícias para sua realização nos marcos do Encontro PDPP.
-
O ENCONTRO 2025

O VI Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP) aconteceu de 06 a 09 de maio de 2025, na Universidade de Brasília (UnB – Brasília/DF). O evento foi realizado novamente em formato presencial, proporcionando uma nova oportunidade para o intercâmbio de conhecimento e experiências entre pesquisadores, ativistas e gestores públicos.
O Encontro contou com 12 seminários temáticos que abordarão questões que refletem a crescente diversidade e as inovações nas pesquisas sobre participação, democracia e políticas públicas. Alguns dos temas incluem: gestão de desastres ambientais, conflitos rurais, ativismo digital, inovações em práticas participativas, e feminismos. Além dos seminários, o evento também incluiu mesas-redondas, lançamentos de livros, fóruns e cursos.
A realização desta edição do PDPP foi uma iniciativa do Resocie (UnB) - núcleo integrante do INCT Participa - ligado ao Instituto de Política da Universidade de Brasília (IPOL-UnB). O evento, sob a organização da Síntese Eventos, integrou atividades afins tanto às linhas de pesquisa do INCT Participa, como suas atividades de extensão, divulgação científica e formação.
-
V PDPP – 2022 (UFRN – online)

Em decorrência da pandemia de COVID-19, o V Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP), que deveria ter ocorrido em 2021, foi realizado de forma remota entre os dias 26 e 29 de abril de 2022. O evento foi sediado virtualmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - Natal).
Nesta quinta edição, o Encontro já é reconhecido como um evento de prestígio na área de estudos sobre participação política, reuniu uma diversidade de pesquisadores e atores sociais e políticos, promovendo discussões aprofundadas sobre democracia, participação e políticas públicas. O evento contou com 20 seminários temáticos que abordaram temas diversos tais como: ativismo social em tempos de pandemia, ativismos de direita, movimentos sociais e ciência, negacionismo científico, interseccionalidade e participação, além de inovações digitais na participação, corrupção e metodologias de pesquisa sobre participação.
As mesas-redondas trouxeram discussões sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na participação e no ativismo, discutindo os desafios decorrentes do desmonte de conselhos gestores de políticas públicas e as dificuldades de acesso a dados para gestores e ativistas. Ao final, foi realizada uma mesa específica sobre interseccionalidades e participação política. Como de costume, o Encontro encerrou com uma sessão de avaliação do evento.
A organização do evento foi realizada com o apoio da Secretaria de Educação a Distância da UFRN e da Universidade Federal da Paraíba, sob a coordenação da Síntese Eventos.
-
IV PDPP – 2019 (UFRGS, Porto Alegre/RS)

O IV Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP) ocorreu de 10 a 13 de setembro de 2019, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Nesta quarta edição, o evento reuniu pesquisadores e pesquisadoras, e ativistas, tanto nacionais quanto internacionais, proporcionando um rico intercâmbio de experiências e conhecimentos, alinhado aos objetivos de seus organizadores.
As mesas redondas promoveram debates sobre os retrocessos democráticos na América Latina e os desafios enfrentados pela participação política em âmbitos locais. Uma das discussões explorou a participação política sob uma perspectiva comparativa entre Brasil, Chile e México. A última mesa foi um espaço para discutir a repressão e as formas de resistência social no contexto latino-americano, reunindo pesquisadores e ativistas. Seguindo as edições anteriores, o evento foi finalizado com um balanço do Encontro. Os seminários temáticos envolveram grande diversidade de temas, incluindo desigualdades e interseccionalidades, internet e política, e movimentos sociais rurais.
A IV edição do Encontro foi organizada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS (IFCH-UFRGS) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRGS, contando com o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A organização ficou a cargo da Síntese Eventos.
-
III PDPP – 2017 (UFES – Vitória/ES)

O III Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP) ocorreu entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2017, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. Nesta terceira edição, o Encontro se consolidou como um espaço internacional de debate entre pesquisadores e ativistas, fortalecendo os laços entre grupos e redes de pesquisa na área. O evento estimulou a inovação metodológica, teórica e ativista no campo da participação política e da democracia.
As mesas-redondas abordaram questões cruciais do contexto político brasileiro após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, debates sobre as transformações conjunturais das democracias na América Latina, e contou com uma sessão especial sobre desastres ambientais e as lutas políticas relacionadas a mudanças climáticas.
Organizado pela UFES e pelo Núcleo de Participação e Democracia (NUPAD), o evento contou com a colaboração da Síntese Eventos e recebeu patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
-
II PDPP - 2015 (UNICAMP – Campinas/SP)

O II Encontro Internacional de Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP) ocorreu entre os dias 27 e 30 de abril de 2015, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/IFCH), em Campinas, SP.
Com base na experiência do Encontro de 2013, realizado na UNESP de Araraquara, o II Encontro apresentou mesas-redondas e debates abrangendo temas como teoria da democracia, metodologias de pesquisa, reforma política, a situação política na América Latina, mobilizações e movimentos sociais. O encontro incluiu a realização de 10 seminários temáticos e uma feira de livros. As mesas redondas discutiram novas práticas democráticas no contexto da democracia participativa, reforma política e controle democrático, bem como as ondas de mobilizações populares que ocorriam naquele período. Além disso, foram apresentadas experiências de participação democrática em outros países, assim como uma análise metodológica das potencialidades e limites da abordagem relacional e sua operacionalização empírica.
Nesta segunda edição, o PDPP consolidou-se como um espaço fundamental para o intercâmbio entre pesquisadores e ativistas que desenvolvem ações orientadas a avançar e melhorar a qualidade da democracia no Brasil e em diversas regiões do mundo.
O evento foi realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (NEPAC) e a Fundação Friedrich Ebert Stiftung, contando ainda com o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sendo organizado pela Síntese Eventos.
-
I PDPP - 2013 (UNESP – Araraquara/SP)

O I Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP), intitulado “Aproximando Agendas e Agentes”, ocorreu entre os dias 23 e 25 de abril de 2013, na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCLAr), campus de Araraquara/SP. O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Participação, Democracia e Políticas Públicas - que empresta seu nome ao Encontro -, formado por docentes e pesquisadores dos Departamentos de Ciências Sociais e Administração Pública da faculdade. O Encontro apresentou 16 seminários temáticos que exploraram a diversidade de estudos sobre participação política e suas implicações para o fortalecimento e os desafios da democracia. As mesas redondas incorporaram debates sobre teoria, metodologia e movimentos sociais. Nesse primeiro Encontro, foram estabelecidas as bases para a nacionalização de uma rede colaborativa de pesquisadores e pesquisadoras na área de participação política, abrangendo uma variedade de vertentes e abordagens metodológicas nos estudos da área. O Encontro foi propiciado pela consolidação de uma rede de interlocução de pesquisadores da área construída ao longo de anos de reflexão coletiva em eventos acadêmicos de associações disciplinares e profissionais.





